Recomeça a dragagem na Lagoa Araruama

Share Button

Recomeçou o desassoreamento do Canal do Itajuru, em Cabo Frio.

Desassoreamento da Lagoa AraruamaO desassoreamento, feito através de dragagem, faz parte do processo de revitalização da Lagoa de Araruama, que teve início há mais de 10 anos e que inclui, entre outras intervenções, as obras de saneamento básico das concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos nos municípios do entorno da lagoa e na construção de uma nova Ponte do Ambrósio, que ampliou de 30 para 300 metros o vão entre uma margem e outra do canal, entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia.

Extremamente assoreado, o que impede a renovação das águas, o canal está sendo desassoreado, para melhorar a velocidade de troca das águas mar-lagoa, minimizar a possibilidade de mortandade de peixes e preservar a biodiversidade da lagoa.

Segundo o ambientalista Arnaldo Villa Nova, da ONG Viva Lagoa, um dos pioneiros da luta pela preservação da Lagoa de Araruama, desde fevereiro de 2010 a comunidade estava aguardando a retomada dessa dragagem que teve início somente agora, no início de junho, graças ao empenho do secretário estadual do ambiente, Carlos Minc, e do subsecretário Luiz Firmino Pereira.

“A burocracia tinha emperrado o andamento do processo, mas felizmente vencemos, com ajuda da equipe do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) e principalmente da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA), através do secretário Minc e do subsecretário Firmino”, explica Arnaldo, que também é presidente da Plenária das ONGs, com assento no Consórcio Intermunicipal Lagos São João e no Comitê de Bacia Lagos São João. Outro membro do Comitê de Bacia, Francisco da Rocha, o Chico Pescador, representante da União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro (UEPA-RJ), também comemorou.

“Com essa dragagem, acredito que vamos ter em agosto uma lagoa bem melhor do que está hoje”, disse o representante da pesca artesanal.

Simultaneamente, está acontecendo o derrocamento de dois promontórios sob a Ponte Feliciano Sodré, para remover lages de pedras e o desassoreamento do canal hidráulico, através de dragagem do trecho que vai do Baixo Grande ao Canal do Itajuru, no caminho da enseada das Palmeiras, para remover areia. A remoção desses obstáculos que dificultam o fluxo das águas facilitará, em muito, a renovação da Lagoa de Araruama.

Share Button

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. glaucyo de sousa dias disse:

    Boa tarde ,gstaria de informação pertinente ao esgoto que é lançado em natura,em todo o trecho do canal de itajuru, pri ncipalmente pelos prédios comerciais e restaurantes localizados no mesmo. A outra pergunta esta relacionada a possibilidade de abertura de uma comunicação direta com o mar,com localização em praia seca,pois uma obra semelhante acabou de vez com o problema de poluição e renovação da lagoa de Saquarema. OBRIGADO