Prefeitura Monitora água e fomenta pesca e aquicultura

Share Button

A Prefeitura de Rio das Ostras deu início, no último dia 18, ao trabalho de monitoramento da qualidade da água dos rios e lagoas, como forma de preservar o ambiente e fomentar a pesca e aquicultura no Município. O acompanhamento começou nesta semana com a coleta de amostras do rio das Ostras.

Prefeitura Monitora água“O monitoramento é fundamental, uma vez que a Prefeitura vem construindo redes coletoras de esgoto em toda a extensão do rio”, explica o secretário de Ambiente, Nivaldo Talon. Nivaldo e o responsável pelo setor de Pesca do Município, Ronaldo Paes Leme, além dos técnicos do laboratório contratado, acompanharam a captação de amostras de água no rio das Ostras, em seis pontos diferentes.

Foram colhidas amostras no rio das Ostras, em trechos no Liberdade, Boca da Barra, próximo à ponte que liga os bairros Nova Esperança e Colinas e ao final da rua Niterói, no Jardim Marilea.

A análise vai permitir ao município conhecer a qualidade do oxigênio dissolvido na água, temperatura, condutividade, carga orgânica e metais presentes. A previsão é de que o resultado dessas amostras seja liberado em 20 dias.

ÁGUA DE QUALIDADE – O monitoramento será regular e vai permitir que a população tenha acesso a uma água de qualidade, respeitando o meio ambiente. O controle da poluição dos recursos hídricos é essencial para resgatar uma atividade artesanal que já teve importante papel na cidade, o cultivo de ostras, oferecendo mais uma fonte de renda às famílias. Vai ainda valorizar uma das principais atividades de Rio das Ostras, a pesca.

Share Button

Você pode gostar...