Macaé pode ir para o Rank Brasil na semana do Meio Ambiente com o plantio de 500 mudas

Share Button

Para comemorar o Dia mundial do Meio Ambiente (dia 5 de junho), a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente (Semma) vai antecipar a data, lançando um grande desfio: plantar simultaneamente, no período de 15 segundos, 500 espécies de mudas arbóreas nativas.

O evento registrado como “Maior reflorestamento em parque”, será realizado no próximo dia 2 (quarta-feira), às 10h, no entorno do Parque Atalaia (RJ 168 – Distrito de Córrego do Ouro), e pode colocar o município de Macaé no livro do recordes do Rank Brasil

O objetivo é executar ações preventivas para salvar o planeta, começando pelo reflorestamento das espécies nativas, nas áreas já degradadas, como uma forma de criar mecanismos para capturar carbono e ao mesmo tempo restabelecer a umidade nas regiões. A fixação de carbono (processo de retirada de CO2 da atmosfera) e sua retenção no solo beneficiam o clima.

“Comemorar a semana do Meio Ambiente é cuidar e preservar. Nossa previsão é que, com o plantio das 500 árvores, quatro mil toneladas de carbono sejam reduzidas da atmosfera. Além disso, temos que cumprir o Pacto de Restauração da Mata Atlântica, que tem como meta a conservação de 15 milhões de hectares da biodiversidade nos 17 estados do segundo bioma mais destruído da terra, até o ano 2050”; assegurou o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Ele explicou que a Semma vem integrando esforços e recursos na criação de resultados em restauração e conservação da biodiversidade e que nos dias atuais é muito grande o descompasso entre a preservação das espécies e a pressão diária pelo recurso natural e isso exige respostas rápidas e a construção de políticas públicas ambientais. “Macaé tem buscado na atual gestão esses resultados e com o apoio do prefeito Riverton Mussi temos utilizado ferramentas de proteção ambiental que minimizam a fragmentação do ambiente”, acentuou.

Inscrições no site – Para contar com o apoio de toda a comunidade na preservação da biodiversidade, a secretaria abriu inscrições no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br).

Recorde – Os auditores do Rankbrasil já confirmaram presença no evento. Eles irão garantir a tentativa do seu recorde e conferir a autenticidade da ação. A representante do Rankbrasil (Livro dos Recordes Brasileiros), Iolete Cadari, informou que a tarefa de plantar 500 muda em 15 segundos não é fácil.

“Estabelecer um rank brasileiro não é uma tarefa fácil, pois um recorde consiste em um feito extraordinário, inusitado e que estabeleça uma marca jamais alcançada. As regras e critérios utilizados para se estabelecer um recorde são formulados com base no desafio proposto. Toda a superação deverá seguir os mesmos critérios, superando a marca estabelecida anteriormente. Nossos representantes são treinados para conceder entrevistas e podem ficar disponíveis antes, durante e depois do evento para falar com jornalistas, representantes de rádios, TVs, jornais e demais mídias”; garantiu.

O evento conta com a parceria do SIT – Sistema Integrado de Transporte S/A e da empresa Primus Ipanema Agropecuária Ltda, dos professores, diretores e técnicos da rede de ensino pública e privada, participantes do projeto Educando na Cidadania, do Macaé Cidadão. Já está assegurada a participação dos 500 estudantes que irão realizar a proeza de plantar em 15 segundos. São 150 alunos da escola municipal Polivalente, 150 do colégio Luiz Reid, 100 da escola de Pescadores e mais 100 do colégio Maria Izabel que irão conquistar o Rankbrasil e colocar Macaé no Livro dos Recordes Brasileiros.

Share Button

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Larissa disse:

    Nós conseguimos!!! E n eh tao dificil…