Tem início obras do Mercado do Produtor Rural de Casimiro de Abreu

Share Button

Espaço será utilizado para a venda de produtos locais e comidas típicas, além de apresentações culturais

Mercado do Produtor RuralO Mercado do Produtor Rural começa a virar realidade em Casimiro de Abreu. Localizado às margens da BR-101, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, deu início às obras na última semana. Orçado em R$467 mil, o prédio será entregue no final do ano. O investimento foi idealizado pelo prefeito Antonio Marcos.

O projeto prevê uma área construída de 296 metros quadrados. O Mercado do Produtor contará com dez boxes que serão ocupados pelas oito comunidades agrícolas do município (Brejão, Ribeirão, Visconde, Quarenta, Cachoeiros de Macaé, Quilombo, Macharet e Campos Elíseos), além da agricultura familiar e para exposição do artesanato local.

O espaço também terá quatro salas que servirão para a administração, Emater, Secretaria Municipal de Agricultura e para o Núcleo de Defesa Agropecuária. Também terá uma câmara fria e de maturação, um depósito para armazenamento da produção, um coreto para apresentações musicais e culturais, além de lanchonetes com comidas típicas. O prédio garantirá acessibilidade aos deficientes físicos.

“Precisamos valorizar a nossa cultura e nossos artistas. Em Casimiro de Abreu temos produção de cachaça e cerveja artesanal, farinha, mel, entre outros produtos. Todos terão espaço no Mercado do Produtor “; destacou o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina.

De acordo com o prefeito Antônio Marcos, o Mercado do Produtor Rural é mais um incentivo aos produtores casimirenses. A ideia é que durante a semana o local seja utilizado para a venda da produção agrícola do município, e aos fins de semana se torne uma opção de lazer e gastronomia para moradores e visitantes. “Queremos que o produtor viva no campo, mas com qualidade. Estamos buscando transformar o meio rural, evitando o êxodo e dando dignidade para essa população”, falou o prefeito.

Desde 2009, o governo vem valorizando o pequeno produtor com uma série de ações que estimulam a comercialização e a produção local. A Prefeitura padronizou a Feira do Produtor Rural, que acontece às sextas e sábados, no Centro de Casimiro de Abreu e no distrito de Barra de São João. Foi regulamentada a aquisição da merenda escolar direto com os produtores locais, melhorias das estradas vicinais, além de viabilizada a comercialização da produção local no Ceasa de São Gonçalo.

“É oferecido um caminhão para o transporte das mercadorias. Estamos recuperando as estradas vicinais de todas as comunidades agrícolas do município. São ações que melhoram a qualidade de vida de quem vive no campo com novas perspectivas”; , concluiu o prefeito.

Share Button

Você pode gostar...