Prolagos assina convênio com Estado e Prefeituras para obras de saneamento

Share Button

A Prolagos, Concessionária de Água e Esgoto, assinou, nesta sexta-feira, dia 8 de marco, convênio com o Governo do Estado do Rio e Prefeituras para a realização de novas obras, que beneficiarão todos os municípios da Região dos Lagos.

O convênio prevê a implantação de redes coletoras de esgoto e estações elevatórias na região do entorno da Lagoa de Geribá, em Búzios, e a transposição dos efluentes tratados das Estações de Tratamento de Esgotos de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a Bacia do Rio Una.

O convênio foi celebrado durante evento no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia do qual participaram os Secretários Estaduais de Ambiente, Carlos Minc, e o de Pesca e Desenvolvimento, Felipe Peixoto; autoridades municipais e estaduais, além de representantes do Consórcio Intermunicipal Lagos São João e da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa).

Os investimentos desse convênio em saneamento consistem na instalação de duas elevatórios de esgoto – uma em Geribá e outra no bairro do Bosque de Geribá. Juntas, elas terão capacidade total de coleta de 22,52 l/s. Além destes equipamentos, a Prolagos instalará uma rede coletora de 5 quilômetros de extensão, beneficiando diretamente mais de 7 mil moradores. A obra está orçada em R$ 3,7 milhões e visa, principalmente, à coleta e ao tratamento do esgoto doméstico produzido nesta área, preservando o meio ambiente da região e contribuindo para a saúde dos moradores.

O novo pacote de obras também incluiu a transposição dos efluentes tratados das Estações de Tratamento de Esgotos de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande para a Bacia do Rio Una. A obra orçada em R$ 7,2 milhões, consiste na implantação de 5 quilômetros de tubulação em Iguaba Grande e 3 quilômetros de tubulação em São Pedro da Aldeia, além da construção de duas Estações Elevatórias (uma em cada município). As obras serão iniciadas assim que os recursos forem liberados pelo Governo do Estado.

Segundo o presidente da Prolagos, Emerson Bittar, estes novos investimentos integram a meta da concessionária de aumentar o índice de cobertura em coleta e tratamento de esgotos dos atuais 71% para 80% em 2018.

“A implantação de uma rede coletora deste porte numa área tão nobre para o turismo como Geribá, em Búzios, e a preservação do ecossistema da Lagoa Araruama nos deixa orgulhosos e mostra o comprometimento da empresa com o desenvolvimento dos municípios e com a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Share Button

Você pode gostar...