Pastel de Nata de Quissamã está entre finalistas de concurso

Share Button

Pastel de Nata de Quissamã A gastronomia quissamaense está em alta. O Pastel de Nata de Quissamã, tradicional e popular quitute produzido e comercializado na cidade, está entre os 56 finalistas do concurso “7 Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro”, na categoria Doces e Sobremesas.

A votação começou na última segunda-feira (5) pelo site oficial. Até o dia 31 de outubro, o público poderá escolher entre 56 candidatos, em sete categorias (Entradas & Petiscos, Refeição, Bebidas, Doces & Sobremesas, Da Terra, Da Água e Lacticínios).

A votação será feita somente pela internet. As 7 Maravilhas mais votadas (uma em cada categoria) serão apresentadas na cerimônia de premiação, em novembro.

Idealizado pelo escritor e jornalista Chico Junior, o concurso tem como objetivo desvendar as relíquias culinárias fluminenses das praias às montanhas. Inicialmente, Chico apresentou um punhado desses tesouros, que marcam o paladar do nativo ou do turista, como o biscoito Globo, a cachaça de Paraty, a feijoada e a caipirinha, dentre muitos outros. O público participou com dezenas de novas indicações, das quais 16 foram selecionadas, como o bacalhau da Gruta Santo Antônio, em Niterói; o caldinho de feijão; a sardinha frita de Cabo Frio; a Banana Ouro do pé da Serra, em Xerém, e outras mais.

Para o idealizador, as produções locais, a artesania e o saber de cada receita colaboram para o desenvolvimento socioeconômico, cultural e turístico. “Através da culinária, conhecemos os hábitos, a história e a cultura do povo de cada região”, diz Chico Junior, também pesquisador da gastronomia regional brasileira e do Estado do Rio. Ele é autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.

Foto: Adilson dos Santos

Share Button

Você pode gostar...