Parceria envolve agentes comunitários na vigilância da qualidade da água

Share Button

Garantir o equilíbrio dos ecossistemas dos rios que abastecem de água a região e envolver a população nas decisões sobre o uso sustentável da água são as metas do Projeto AGente das Águas, fruto da parceria entre as concessionárias Prolagos e Águas de Juturnaíba, Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Comitê de Bacia Lagos São João e FIOCRUZ.

O projeto será lançado pelos parceiros e receberá o apoio do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos, em cerimônia marcada para o dia 23/03, às 11h, no Hotel Atlântico, em Búzios.

O projeto propõe o monitoramento e a avaliação da qualidade da água de rios da bacia hidrográfica. Para isso, agentes comunitários locais receberão capacitação técnica de profissionais da FIOCRUZ e se tornarão aptos a realizar a avaliação e o monitoramento dos principais rios da bacia. É a população que mora e trabalha próxima a estes rios que tem a condição de perceber mais diretamente os desequilíbrios e a maior possibilidade de atuar no cuidado dessas águas. O Projeto vai estimular que estas comunidades estejam presentes nos processos decisórios sobre o uso e conservação dos rios, e prevê a capacitação de 120 lideranças comunitárias. Após a capacitação técnica, o trabalho dos grupos de agentes voluntários terá acompanhamento periódico dos pesquisadores com o objetivo de atingir padrões excelentes de eficiência e de tornar os dados reconhecidos oficialmente.

As concessionárias Águas de Juturnaíba e Prolagos estão investindo R$ 260 mil para manter as atividades do Projeto pelos próximos dois anos e o Consórcio Lagos São João e o Comitê de Bacia Lagos São João colocarão sua estrutura técnico-operacional para apoio a todo o processo.

Share Button

Você pode gostar...