Iniciada a construção da Delegacia Legal em Araruama

Share Button

O prefeito André Mônica recebeu na terça-feira (20) o coordenador geral da implantação das Delegacias Legais do Estado do Rio de Janeiro, César Campos que anunciou para o dia seguinte o início da construção da unidade da Delegacia Legal em Araruama, além de uma Delegacia Especializada e Acervo Cartorário.

A DL será no mesmo local onde hoje existe a 118 DP, que será derrubada e reconstruída nos novos moldes do Governo do Estado, podendo oferecer melhores condições de atendimento para a população.

A Delegacia Legal vai ter 860m² e será um investimento de R$ 2,5 milhões do Estado para o município. Durante a reunião César Campos explicou que o projeto das Delegacias Legais está em fase de finalização, já tendo implantado 138 delegacias em todo estado. Segundo o coordenador, o município de Araruama está recebendo a Delegacia Legal somente agora pois era um dos locais onde havia concentração de presos. A carceragem de Araruama foi desativada em novembro, o que agilizou o processo de implantação da nova unidade.

Durante a construção serão utilizadas técnicas modernas de construção civil, através da substituição das vigas de concreto armado por estruturas metálicas, reduzindo o tempo da obra.

“A Delegacia Legal vai oferecer atendimento informatizado e todas as ocorrências vão fazer parte do sistema integrado de informações do Programa Delegacia Legal, o que possibilitará melhor serviço para a população e mais agilidade na apuração das ocorrências”; explicou Cesar Campos.

A nova unidade terá atendimento feito por universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além de síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. A delegacia será composta por setor de investigação, além de sala de escuta, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiência.

Durante a obra a DP precisará atender em outro endereço, por este motivo, hoje, durante a visita à área, o prefeito André Mônica deixou firmado o compromisso do Governo Municipal alugar um local onde a DP ficará no período dos 6 meses da obra. A expectativa é que ela seja alojada de forma provisória na antiga sede da Coordenadoria da Polícia Civil, no bairro Beira Rio.

Share Button

Você pode gostar...