Curso gratuito de artes plásticas em Cabo Frio

Share Button

Na próxima semana, Cabo Frio receberá um curso gratuito de artes plásticas: o ‘ITINEARTE’. Ao todo, serão oferecidas 100 vagas para o município durante os dias 26, 27 e 28 de agosto.

Projeto da distribuidora Ampla em parceria com o PRONAC (Projeto Nacional de Apoio a Cultura) do Ministério da Cultura, oferece oportunidade de qualificação para alunos de escolas públicas e artistas que estão longe dos grandes centros culturais. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até segunda-feira (26), às 14h, no Centro Cultural Anderson Gigabyte.

Das 100 vagas, 50 serão para alunos de escolas públicas do Bairro Jardim Esperança e 50 para artesãos que poderão se inscrever no local do evento. Os alunos da rede municipal participarão de 08h30 às 11h30 e os artesãos de 14h às 18h. O evento será realizado em parceria com as Secretarias de Cultura e Educação do município de Cabo Frio.

Neste ano, o projeto já passou por seis cidades (São Gonçalo, Duque de Caxias, Magé, Angra dos Reis, Búzios e Petrópolis) da área de concessão da Ampla e ainda passará por mais seis (Cabo Frio, Campos, Macaé, Paraty, Itaboraí e Niterói). O curso é ministrado por Alexandre Rosalino, artista plástico e produtor cultural, especialista em arte popular, que já expos em diversos países. O trabalho produzido pelos alunos resultará em uma exposição de artes plásticas. A iniciativa faz parte do projeto “Consciência Ampla com Arte”, que tem como principal objetivo revelar os talentos artísticos e reforçar o conceito de consumo consciente e uso sustentável dos recursos naturais.

O curso, voltado para o aprimoramento artístico-cultural dos alunos, busca transformá-los em gestores artísticos, aprendendo a conduzir seus projetos em todas as etapas da cadeia produtiva. Com aulas práticas e teóricas, os alunos tem a oportunidade de assistir a palestras com artistas e também podem visitar espaços expositivos. Os interessados em participar nos próximos cursos do ‘ITINEARTE’ devem enviar email para consciencia@ampla.com.

Sobre o ‘Consciência Ampla com Arte’

Criado em 2004, o Consciência Ampla com Arte faz parte da plataforma Consciência Ampla da concessionária e tem como principal objetivo revelar os talentos artísticos e reforçar o conceito de consumo consciente e uso sustentável dos recursos naturais através de oficinas para produção artesanal e artística de papel reciclado, cartonagem e aproveitamento de jornal que proporcionam uma forma de trabalho remunerado com gestão organizada. O projeto conta com a ajuda da ONG Casa Amarela e, desde 2005, mais de 50 mil pessoas já foram beneficiadas.

Share Button

Você pode gostar...