O concurso público para provimento de vagas do quadro de pessoal de professores e especialistas de Educação da Prefeitura de Quissamã mostra que será um dos mais concorridos de todos os tempos na região.

Foram, ao todo, 17.371 inscrições, sendo 689 identificadas, de alguma forma, com o município. Na ocasião, estarão sendo disputadas 202 vagas para cargos de nível médio e superior, sendo elas: Orientador Educacional (12 vagas); Orientador Pedagógico (8); Professor I Ensino Fundamental (120); Professor II Artes (4); Professor II Ciências Físicas e Biológicas (6); Professor II Educação Física (9); Professor II Geografia (6); Professor II História (8); Professor II Inglês (14); Professor II Matemática (8); Professor II Português (5) e Supervisor Educacional (2 vagas).

As carreiras mais concorridas foram para Professor I, com 8.188 inscritos, para 120 vagas, numa relação de 68,23 candidatos/vaga. Depois vem Professor II Educação Física, com 1.909 inscritos para 9 vagas (212,11); Professor II Ciências Físicas e Biológicas, 1.151 inscritos disputando 6 vagas (191,83); Professor II História, 1037 para 8 vagas (129,62); Professor II Português, com 1005 candidatos para 5 vagas, na proporção de 201 por vaga. O número de inscrições confirma a grande demanda pelo quadro permanente de servidores da Prefeitura de Quissamã e a disputa que deverá se travar em torno dele.

Os 8.188 candidatos a Professor I do Ensino Fundamental estarão divididos em vários pontos de realização de provas, inclusive em municípios vizinhos. Todos os locais serão divulgados mais à frente e também nos cartões de confirmação. As provas serão realizadas em 11 unidades da rede de ensino do próprio município, além do Tattersal e do Centro de Convivências (ambos localizados no Parque de Exposições Renato Queirós Carneiro da Silva), nos dias 21 e 22 de novembro (sábado e domingo), das 8h às 12h, para o 1º turno.

Já para os 9.183 candidatos a orientador pedagógico e educacional, supervisor escolar e Professor II (Artes, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Português), as provas também acontecerão nos dias 21 e 22, contudo, apenas em Quissamã, das 15h às 19h.

Para o secretário Municipal de Educação, Arnaldo Mattoso, o número de inscritos, embora elevado, não chegou a ser nenhuma surpresa, uma vez que Quissamã costuma despertar o interesse de profissionais que pretendem bons salários pagos em dia e um lugar tranquilo para viver: “A realização de mais um concurso público, desta vez somente para a educação, aliada aos salários e à própria estabilidade, benefícios incorporados – como auxílio-alimentação, auxílio-creche, plano de emprego, carreiras e remuneração e incentivo à educação – , além da escassez no mercado de trabalho de um modo geral, são os principais fatores para esta grande demanda. Também é mais uma oportunidade para que todos mostrem seu potencial e, no caso específico dos quissamaenses, aos quais sempre foram concedidos todos os incentivos, sua pujança e capacidade de pleitear a vaga em igualdade de condições”; reiterou.

O prefeito Armando Carneiro esclareceu que, atualmente, a Secretaria de Educação tem em torno de 200 professores contratados em caráter temporário, mas que é preciso regularizar esta situação, pois desde 2001 não é feito concurso público nesta área. “O número de inscritos superou nossas expectativas, por isso estamos preparando uma logística muito grande para atender este contingente”; explicou.

Armando salientou que a Prefeitura está entrando em contato, inclusive, com a Polícia Militar, Polícia Civil, empresas de ônibus da região e comerciantes locais para todos possam oferecer um suporte maior nos dias das provas. “Temos que mostrar que o município sabe receber e, para isso, precisamos nos organizar. Estamos chamando todas as secretarias municipais para atender as demandas nesses dois dias de concurso, para que tudo caminhe certo e seja um dia tranquilo”; destacou.