Casimiro de Abreu promove encontro sobre prevenção e combate à violência

Share Button

A Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, realiza no dia 29, treinamento interno com o CATI (Centro Avançado de Imobilização Tática) no período da manhã.

À tarde, serão ministradas palestras gratuitas para pessoas da comunidade. “São questões importantes sobre segurança pessoal, doméstica e empresarial”, disse o secretário Luiz Fernando Shinkado.

Se a violência urbana atinge toda a sociedade, é preciso informação para combatê-la. O treinamento será feito por integrantes do CATI SWAT-RJ. A empresa presta serviços à Polícia Federal, à Polícia do Senado Federal, além de manter intercâmbio no Texas, Estados Unidos. A proposta do treinamento é capacitar a Guarda Municipal e conscientizar a população sobre os mais amplos conceitos de segurança.

O evento da Secretaria de Segurança Pública tem como público alvo os gestores públicos municipais, agentes de segurança, membros do Judiciário e Ministério Público, diretores de escolas, parlamentares, empresários e lideranças comunitárias. “O curso será realizado no auditório da Secretaria Municipal. “Qualquer pessoa interessada poderá participar das palestras de 13h às 17h”, informou o secretário Luiz Shinkado.

Na palestra de prevenção contra a violência urbana, o CATI abordará sobre diagnóstico e níveis de segurança; prevenção em casa de família; empregados e prestadores de serviço; casas e condomínios; prevenção nos trajetos a pé e motorizados; pontos críticos; procedimentos em locais públicos como hotéis, restaurantes, feiras livres, comércios em geral. “Há também sugestão de um plano pessoal de segurança”, informou o diretor operacional André Lopes.

Em abril, o prefeito Antônio Marcos convocou Audiência Pública que contou com participação da comunidade e de autoridades para debaterem questões de combate à criminalidade no município de Casimiro de Abreu. Ele anunciou o convênio com o Governo do Estado através do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança), que permite que os policiais militares possam trabalhar voluntariamente em seu horário de folga mediante gratificação.

O prefeito Antônio Marcos considera que todas as iniciativas em favor do bem-estar da população são válidas, e exemplificou o curso que será dado no dia 29. Ele destacou o aparelhamento da Guarda Municipal na gestão atual, e da recente doação de 11 viaturas feitas pelo governo estadual, que auxiliarão no patrulhamento do município. “O bandido não escolhe opositor ou situação, todos nós somos vitimas. E toda a sociedade precisa estar unida para combater o crime e a violência”, concluiu o prefeito.

Share Button

Você pode gostar...