O Canil Municipal de Cabo Frio, que fica na sede da Secretaria de Agricultura, na Fazenda Campos Novos, em Tamoios, dispõe de cerca de 60 cães castrados, bem alimentados, desparasitados e prontos para adoção, sem qualquer custo para seus novos proprietários.

Segundo o responsável pelo setor de Zoonoses do Departamento de Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde, veterinário Paulo Campos, o canil está no momento perto de sua capacidade máxima, pois recebeu sob custódia, através de uma decisão judicial no ano passado, 31 cães de uma só vez, que estavam numa casa do bairro Jardim Flamboyant e faziam muito barulho à noite, incomodando os moradores da vizinhança. Passados cerca de dez meses, ainda não houve determinação judicial para que os animais sejam devolvidos para a antiga proprietária e nem uma liberação para que estejam disponíveis para doação.

A maioria dos animais chega ao canil através do caminhão do Serviço de Fiscalização e Posturas. Após a internação, a administração do canil aguarda de 10 a 15 dias pela consulta do proprietário, já que há casos de cães que fogem de casa e acabam sendo recolhidos pelos apanhadores. Depois desse prazo, não havendo nenhum reclamante, os animais são considerados propriedade da Secretaria e são submetidos à limpeza, alimentação e controle de carrapatos e parasitas.

Quando os animais atingem boas condições, são castrados e disponibilizados para adoção. Os novos proprietários fazem a escolha no canil e assinam um termo de responsabilidade para a adoção, comprometendo-se a cuidar bem do animal, alimentando-o regularmente, dando-lhe carinho e boas condições de habitação.

O canil de Campos Novos é limpo duas vezes ao dia, e possuiu além do veterinário, uma enfermeira, dois tratadores fixos e um centro cirúrgico para a realização de cirurgias de castração dos animais internos. É considerado um dos mais avançados, sendo equipado com aparelho de anestesia inalatória, monitor de batimentos cardíacos, bisturi elétrico e aspirador.

Mais informações através do número (22) 9953-2252 (veterinário Paulo Campos).