Búzios tem esquema especial de serviços para o fim do ano

Share Button

Com o início da alta temporada, a cidade de Búzios se prepara para receber, somente no período do réveillon, cerca de 250 mil turistas. Durante toda a temporada (período de dezembro a abril) a estimativa da secretaria de Turismo e Cultura é de que dois milhões de pessoas visitem o balneário. Pensando manter a qualidade dos serviços básicos como coleta de lixo, varrição e ordenamento do trânsito, a Prefeitura montou um esquema especial que atenderá toda população, mesmo com o aumento demográfico aproximado de 800%.

Para evitar acúmulo de lixo e o mau cheiro, a secretaria de Serviços Públicos de Búzios, orienta os moradores a colocar o lixo, devidamente acondicionado em sacos plásticos, nas lixeiras ou latões, nos horários estipulados para seu bairro. Para o réveillon, a coleta será reforçada devido ao número de turistas que são esperados no balneário. A coleta noturna, já implantada na cidade e aprovada pela população, começou na última quarta-feira (22) à noite e prossegue até o final do verão. De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Henrique Gomes, o esquema de limpeza das praias após as festas da virada do ano funcionará a partir das 5 da manhã com previsão de término para às 9h30. Cinqüenta homens, duas pás mecânicas, 10 caminhões e 2 tratores farão o trabalho de recolhimento do lixo e varrição. Durante todo o verão a secretaria terá uma equipe de plantão para atender as solicitações da população. As chamadas poderão ser feitas através do telefone: 2623-1779.

O serviço de manutenção e varrição, na Rua das Pedras e na Turíbio de Farias, no Centro da cidade, está sendo feito também à noite. A coleta de lixo aumentou de duas para três vezes ao dia, sendo duas diurnas e uma noturna podendo aumentar de acordo com a necessidade. A secretaria recebeu um reforço de veículos que ajudarão na coleta.

A secretaria da Ordem Pública também reforçou a quantidade de carros e pessoal para a alta temporada: os guardas que atuam no ordenamento do trânsito trabalham em 3 turnos a partir desta terça-feira (28) , sendo 13 guardas das 7 às 17 horas, 12 das 8 às 20 horas e 13 das 17 às 3 horas da manhã. Em Manguinhos haverá guardas para auxiliar na travessia de pedestres, nos locais onde o trânsito de veículos é mais intenso: Porto da Barra, Cilicos, próximo ao mercado Princesa, do Trevo do Ceceu, e na Tartaruga.

Outras medidas preventivas adotadas no réveillon passado também serão repetidas este ano, como a determinação de mão única para o acesso à praia e bairro de João Fernandes. Da entrada do bairro até o mirante, o sentido único provou ser uma boa estratégia, facilitando o trânsito no local. O fechamento do acesso à Orla Bardot, aberto somente para veículos de turismo, táxis e moradores, também ajudou na organização, uma vez que o local concentra grande movimentação de turistas, além do embarque e desembarque dos navios que aportam em Búzios. A Prefeitura também manteve a proibição à entrada de ônibus de turismo na cidade, o que contribuiu para diminuir a pressão no trânsito.

Nas praias, 28 guarda vidas e 25 fiscais de posturas reforçarão os trabalhos. Na noite de 31 de dezembro um salva-vidas ficará de plantão no posto do Canto Direito de Geribá, perto do Fish Bone onde há perigo de afogamento por causa de uma forte correnteza existente no local.

Um jet ski, oito pranchões, vinte boias e uma viatura estarão à disposição dos guarda vidas que atuam nas 26 praias da cidade. Nas ruas, duas viaturas darão apoio ao comércio e à hotelaria, duas motos reforçarão o serviço no trânsito e duas auxiliarão no trabalho dos fiscais de postura.

Como no ano passado, em cada uma das doze servidões que dão acesso à praia de Geribá serão distribuídas pulseiras de identificação para crianças, onde os pais devem escrever o nome do responsável e o telefone de contato. A secretaria de Ordem Pública, providenciará as pulseiras e uma tenda que será instalada na praia, para receber as crianças perdidas. Em média, quatro crianças se perdem diariamente de seus pais na praia de Geribá.

A fiscalização da secretaria de Ordem Pública atuará também na proibição da entrada de ambulantes não autorizados, principalmente na praia de Geribá.

Já no Hospital Municipal Rodolpho Perissé não haverá alteração no plantão. O secretário Guilherme Pereira afirma que a equipe do hospital formada por nove médicos é suficiente para atender a demanda do réveillon. São 3 clínicos gerais, um pediatra, um ortopedista, um cirurgião geral, um anestesista, um neo natal e um obstetra, além de enfermeiros e auxiliares.

Quatro ambulâncias estarão à disposição da população para atendimento pré – hospitalar, domiciliar de urgências e emergências. A equipe é acionada pelo telefone 192.

Share Button

Você pode gostar...