Búzios ganha Secretaria Adjunta de Comunicação e Cultura

Share Button

Instituída em janeiro de 2011 pelo prefeito Mirinho Braga, a Secretaria adjunta de Comunicação e Cultura, marca o novo momento da Cultura em Búzios. Ligada ao Gabinete do Prefeito, a pasta nasce com a determinação de implantar programas que propiciem o desenvolvimento cultural das comunidades, e a valorização da cultura popular buziana.

Após dois anos de união com a Secretaria de Turismo, fase inicial do governo Mirinho Braga, em que a prioridade era organizar a administração, devido ao quadro de sucateamento encontrado nos prédios públicos e equipamentos, além das dívidas da ordem de R$ 30 milhões deixadas pelo ex-prefeito, e que inviabilizavam a formação de parcerias e convênios com as esferas estadual e federal, a Cultura agora ganha destaque e condições de atuar plenamente.

De acordo com o novo secretário, Alan Câmara, este é o momento da Cultura.

“Nos dois primeiros anos o prefeito teve que priorizar a organização da casa, e a Cultura ficou a reboque do Turismo. Hoje o quadro já é outro. A prefeitura recuperou o crédito junto ao Estado e a União o que nos torna aptos a fazer convênios contemplando programas existentes para a área cultural. Temos um universo de projetos a realizar, e com a Cultura ligada diretamente ao Gabinete, o prefeito reforça toda a sua vontade e empenho em ver o setor decolar com a devida atenção que merece”; ressalta o secretário.

Tendo a frente da gerência de Patrimônio Histórico e Cultural, o ex-secretário de Cultura Antônio Câmara, a nova secretaria resgata a filosofia aplicada na última gestão Mirinho Braga (2001-2004), principalmente no que diz respeito à valorização das raízes culturais do povo, e ao registro da história oral buziana.

Novo secretário se reúne com equipe do governo do estado

Na última terça-feira (08), o secretário Alan Câmara esteve reunido com a equipe da secretaria de Estado de Cultura, sendo recebido pela secretária adjunta Olga Campista. Acompanhado pelo gerente de Patrimônio Histórico e Cultural, Antônio Câmara, e pelo deputado estadual, Jânio Mendes, o secretário teve a oportunidade de conhecer os programas em curso e projetos futuros tocados pelo Estado, bem como apresentar a diretriz atual da Cultura em Búzios.

Na pauta, temas como o Plano Estadual de Cultura, que define políticas públicas de longo prazo no Estado RJ, a realização de um Fórum Municipal e formação do Conselho Municipal de Cultura, além da inclusão de Búzios nos programas estaduais de incentivo à criação de espaços culturais, museus e bibliotecas, e à realização de festas populares, entre outros.

Satisfeita com o novo momento para a área cultural de Búzios, a secretária Olga destacou a intenção do Estado em ajudar no que for possível, se colocando à disposição do município para consultorias e parcerias que colaborem com o desenvolvimento da cultura buziana. A secretária ressaltou também a importância da presença do deputado estadual Jânio Mendes na reunião, já que o apoio dos deputados da Alerj é quesito fundamental na concretização dos projetos culturais propostos pelo Estado.

Share Button

Você pode gostar...