Prolagos ampliará em 25% o abastecimento de água

Share Button

Prolagos ampliará em 25% o abastecimento de água A partir do dia 20 de dezembro, os moradores das cidades da Região dos Lagos atendidas pela Prolagos, concessionária de Água e Esgoto, vão contar com um reforço no abastecimento. A companhia vai aumentar em 25% a oferta de água para os municípios da área de concessão (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) com a conclusão da última etapa da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, e do sistema de abastecimento. A Intervenção será realizada no dia 10 de dezembro, na ETA Juturnaíba, e aumentará o fornecimento de água de 1.200 para 1.500 litros de água por segundo, quantidade suficiente para abastecer a cidade de São Pedro da Aldeia na alta temporada.

Com investimento de cerca de R$ 7 milhões financiados pelo BNDES, a obra, que consiste na implantação de equipamentos e aperfeiçoamento no sistema de abastecimento de água, faz parte de uma série de melhorias que a concessionária vai realizar até o final do ano de 2016 para elevar, ainda mais, o abastecimento, prevendo o crescimento populacional para os próximos anos, incluindo a demanda da alta temporada de verão.

A concessionária fará, na próxima terça-feira (10/12), uma adequação no sistema de abastecimento, na parte localizada entre o Reservatório Morro da Crista e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, para possibilitar um maior transporte de água para as cidades da Região dos Lagos. Até o término das obras, a companhia fará substituições de alguns equipamentos como os dispositivos controladores de pressão no sistema de abastecimento de água, os 12 filtros de areia para melhorar o escoamento da água pela tubulação e a troca do material filtrante (areia e antracito – tipo de carvão mineral utilizado no tratamento da água). A concessionária trabalha ainda na implantação do sistema que vai acelerar o processo (sedimentação) que separa a água do lodo.

Entre outras melhorias que serão realizadas até o término da execução dos trabalhos, estão o aumento da potência dos Boosters (sistema de bombeamento de água) para elevar a capacidade de transporte de água da ETA Juturnaíba até os municípios atendidos pela Prolagos, além da implantação de novas unidades de bombeamento que aumentarão a oferta de água em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (bairro Jardim Esperança e localidades adjacentes).

Foto: Ascom/Prolagos

Share Button

Você pode gostar...