Prefeitura vai reprimir carros com som alto durante o Carnaval

Share Button

Prefeitura vai reprimir carros com som alto durante o CarnavalA Prefeitura de Casimiro de Abreu, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, divulgou o esquema operacional durante os cinco dias de folia no município. Somente no distrito de Barra de São João são esperadas cerca de 60 mil pessoas por dia no Carnaval. O Departamento Municipal de Trânsito e de Transportes (Demutran) fará um patrulhamento 24 horas no intuito de coibir o barulho excessivo em carros que circulam na cidade. A fiscalização contra o som alto contará com o apoio de vários órgãos, como as Polícias Militar e Civil e Guarda Municipal.

Em todos os dias do Carnaval, o público contará com o reforço de 75 Guardas Municipais, 20 Policiais Militares, além do apoio da equipe com 140 homens. Em Barra de São João, somente no trio elétrico haverá o reforço de mais 45 membros do apoio, além de oito guardas municipais circulando com dois cães treinados do canil municipal para trabalhar efetivamente como guia de escudo do serviço civil.

“Peço às pessoas que irão passar o Carnaval na cidade que se divirtam e que zelem pelo patrimônio público e respeitem as leis de trânsito. Não iremos tolerar qualquer ato de vandalismo. Nós iremos coibir o uso do carro de som, estacionamento irregular e veículos descaracterizados. Os veículos rebocados serão encaminhados para o depósito público e somente serão liberados no próximo dia útil”, disse Luiz Fernando Shinkado, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil.

Um dos objetivos da ação é autuar os motoristas que forem pegos com som alto na cidade. De acordo com Shinkado, caso seja comprovado que o motorista está abusando do som, o veículo será autuado e poderá ser rebocado em caso de persistência. “O Carnaval é mais uma oportunidade que temos de trazer o turista para o município, resgatando a tradição que sempre tivemos de um excelente evento. E, principalmente, queremos oferecer esse atrativo às famílias para que elas se divirtam com bastante segurança”, concluiu o secretário.

Monitoramento Pessoal – A Guarda Municipal de Casimiro de Abreu adquiriu um equipamento que registra as ações dos agentes em vídeo. Foram comprados, com recursos próprios, 10 coletes de monitoramento pessoal que podem ser acoplados na farda. Esses equipamentos já começam a ser utilizados durante o Carnaval.

O equipamento possui câmera com captação de áudio, localização por GPS, velocidade, acelerômetro e possui média de 30 horas de gravação contínua. “Todo o sistema de ronda pode ser monitorado e visa a preservação da vida do agente, evita contradições no ato da abordagem e é uma prova comprobatória sobre a postura do guarda municipal”, explicou.

De acordo com Luiz Fernando Shinkado, o equipamento foi desenvolvido para solucionar problemas do sistema de monitoramento fixo, como pontos cegos, dificuldade no acompanhamento dos funcionários e a verificação da qualidade dos serviços prestados. “Caso ocorra uma confusão ou tumulto durante o evento tudo será monitorado, facilitando a identificação do agressor ou do indivíduo que iniciou qualquer distúrbio”, explicou o secretário.

Além deste novo equipamento, o guardas municipais possuem armas não letais, além de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, lançadores AM 600 e projéteis de borracha.

Auxílio às Polícias – Diante dos investimentos realizados nos últimos anos, a Prefeitura de Casimiro de Abreu tem auxiliado as polícias militar e civil no combate à violência e em operações de apreensão de armas e entorpecentes. De acordo com o comandante Marcus Accioli, responsável pelo Departamento de Operações de Cães, em algumas ações conjuntas com as polícias no município foram utilizados os cães do canil. “O trabalho que a Guarda Municipal vem desenvolvendo no município é referência na região para os órgãos de segurança pública e vamos continuar esta parceria para manter a ordem pública e coibir a violência na cidade. O canil está pronto para servir qualquer esfera policial, seja ela militar, civil ou federal. Além disso, o município possui 15 câmeras de monitoramento 24 horas que vêm auxiliando bastante o trabalho da polícia civil na identificação de meliantes suspeitos, furtos e assaltos. Estamos planejando aumentar este monitoramento no município em breve”, falou.

As câmeras giram 360º graus e tem ainda zoom que aproxima a imagem em até 33 vezes, o que significa captação nítida a uma distância de 1.000 metros. Atitudes suspeitas ou flagrantes são informadas imediatamente para viaturas da Guarda ou então para encarregados de outros órgãos públicos ligados à segurança.

Share Button

Você pode gostar...