Prefeitura abre 440 vagas em cursos gratuitos no Dia do Trabalhador

Share Button

Prefeitura abre 440 vagas em cursos gratuitos no Dia do TrabalhadorCerca de duas mil pessoas são esperadas pela Prefeitura de Macaé nas comemorações do Dia Mundial do Trabalho (1º/05) . A festa será promovida no Parque da Cidade, a partir das 8h. Durante evento, serão abertas inscrições para 440 vagas em cursos gratuitos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), vinculado à Secretaria de Trabalho e Renda. Os profissionais habilitados e encaminhados por esses órgãos têm mais de 60% de empregabilidade junto a empresas parceiras da prefeitura. Aproximadamente 20 já confirmaram participação no evento.

Os cursos serão oferecidos no Cetep e na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, no Centro, e também no Núcleo da Mulher, na Barra de Macaé. Para se inscrever, basta apresentar, na tenda do Cetep, os documentos R.G. e CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade e uma foto 3 por 4.

Vão estar disponíveis 50 vagas em cada curso de Homem de Área, Caldeireiro, Soldador e Pintura Industrial. Essas formações serão oferecidas em horário noturno e têm como pré-requisitos: idade mínima de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Outros cursos noturnos ministrados serão Inglês Básico e Espanhol, também com 50 vagas em cada. A faixa etária desses cursos é a partir de 16 anos.

No turno da tarde, vão ser oferecidas qualificações em Almoxarife e Garçom/Garçonete, com 50 vagas por curso. Podem frequentar os maiores de 16 anos com Ensino Fundamental completo. Também haverá os cursos de Corte e Costura e de Maquiagem e Sobrancelha, com 20 vagas em cada um, para alfabetizados com mais de 16 anos de idade.

“Macaé, a capital nacional do petróleo, passou a ser uma cidade do trabalho. Por isso, a partir dessa comemoração, proporemos uma reflexão sobre o mundo do trabalho durante todo o mês de maio. Nossa intenção é nos prepararmos, nesse período, para a construção do Plano Municipal de Qualificação Profissional e do Catálogo de Formação Profissional”; diz o secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes.

Com esse objetivo, no dia 22, será realizado o Fórum Municipal de Aprendizagem, no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, elaborado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e instituições formadoras. Nos dias 26 e 27, acontecerá o Seminário Municipal de Qualificação Profissional – Articulando oportunidade e inclusão, no mesmo local, com a colaboração do Cetep e da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

Durante todo o mês, o projeto Trabalhador do Futuro percorrerá escolas municipais de Ensino Fundamental. Esse projeto é realizado através da cooperação entre as secretarias de Trabalho e Renda e de Educação, além de empresas instaladas em Macaé. A meta da prefeitura é que o projeto Trabalhador do Futuro seja incluído no calendário anual e o Fórum realizado duas vezes por ano.

As vinte empresas de grande porte que confirmaram participação no evento são das áreas de petróleo e gás, hotelaria, construção civil, serviços e comércio. A tenda da Secretaria de Trabalho e Renda prestará atendimento de balcão de emprego durante a festividade.

Programação diversificada

A festa do trabalhador será para toda a família, com intensa programação cultural e esportiva voltada para crianças e adolescentes. Vai haver torneio de futebol, show de animação, distribuição de esculturas em balões, tatuagem de aquarela, show de mágica, feira e oficina de artesanato, corte de cabelo, maquiagem, ginástica laboral, aplicação de flúor, apresentação de skate, entre outras atrações. A prefeitura montará dois galpões com praça de alimentação, 20 estandes, banheiros e palco, onde acontecerá, às 18h, show de encerramento com a banda local de pagode ‘Conversa Aê’.

O Dia do Trabalho é comemorado mundialmente desde 1886. O evento no Parque da Cidade terá a participação das secretarias de Trabalho e Renda, Administração, Saúde, desenvolvimento Social, Ordem pública, Mobilidade Urbana, Fazenda, Limpeza Pública, Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Fundação Macaé de Cultura, Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), Coordenadoria Municipal Especializada de Apoio ao Escolar (Cemeas), Coordenadoria de Políticas Públicas sobre Drogas, Câmara Permanente de Gestão (CPG), Defesa Civil, Guarda Municipal, Associação Brasileira de Recursos Humanos, Feira de Economia Popular e Solidária e Associação Comercial, Firjan, CDL e Sesi.

 

Share Button

Você pode gostar...