Carapebus recebe câmeras de monitoramento

Share Button

Carapebus recebeu, através do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região – Prodesmar, na última semana cinco câmeras de monitoramento que foram instaladas em pontos estratégicos da cidade no intuito de coibir crimes e também colaborar na investigação dos mesmos.

Na última quinta-feira (18), com a instalação da última câmera de monitoramento, alguns Guardas Municipais receberam um treinamento para operação do sistema e controle das imagens, que são confidenciais e de uso exclusivo da Polícia.

As câmeras foram instaladas na Praça da Baixada, Estação Cultural, Praça Matriz, Praça de Alimentação e Prefeitura, com monitoramento 24 horas por dia, visão noturna com alta definição, blindadas, ângulos de 360 graus, funciona mesmo em caso de queda de energia na cidade e possui um sistema de segurança para armazenamento das imagens em pontos estratégicos interligados com o Batalhão da Polícia Militar, 32° DP em Macaé.

O Prodesmar, criado em 2008, é resultado de convênio assinado entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, a Petrobras e prefeituras da região da Bacia de Campos, com o objetivo de viabilizar a elaboração e a implantação de projetos direcionados para o planejamento estratégico da Região Norte Fluminense através de sistemas de segurança pública.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Antônio Marcos dos Santos, as câmeras vão reduzir consideravelmente a criminalidade em toda a região. “As câmeras ajudarão de forma preventiva e também será usada na investigação de crimes. Os vândalos serão identificados mesmo que consigam danificar uma câmera, o que é pouco provável, a imagem já estará salva no DP em Macaé. Nosso objetivo é reduzir consideravelmente a criminalidade e ação de vândalos na cidade”, destacou o secretário.

O prefeito Amaro Fernandes, fala da possibilidade de ampliação do sistema. “Estamos analisando a possibilidade de ampliação o sistema para monitorar vários outros pontos da cidade, é uma forma de coibir a ação dos bandidos na cidade”, falou o prefeito.

Share Button

Você pode gostar...