Rio das Ostas sedia prova ciclística internacional

Share Button

Audax Rio 2011 Rio das OstrasNo próximo domingo, dia 20, Rio das Ostras vai acordar cedo para acompanhar a largada do Audax Rio, um evento ciclístico não-competitivo e de longa distância, conhecido internacionalmente. A partida às 6h, da Praia de Costazul, em frente a Tocolândia, e a previsão de término do desafio é às 19h, no mesmo local.

Mais de 70 ciclistas já estão inscritos e vão percorrer 200km saindo de Rio das Ostras, passando por Barra de São João, indo até Quissamã e retornando à cidade. A previsão da organização é que a prova dure 13 horas.

O evento vai receber atletas de todo Estado, São Paula, Minas Gerais e também está confirmada a participação de um casal de franceses que está dando a volta ao mundo de bicicleta. Cyrille e Rose vão participar da prova e chegarão a Rio das Ostras no fim dessa semana. O casal saiu da França em março de 2009 em direção à Ásia e desde janeiro está nas Américas. Quando soube da prova Audax Rio, uma das etapas eliminatórias para o desafio Paris-Brest-Paris (PBP), adaptou o cronograma da viagem para estar em Rio das Ostras no domingo, dia 20.

O Audax não é competição. O desafio é percorrer a distância dentro do tempo estipulado pela organização e conseguir o ‘brevet’, que garante a presença nas próximas provas. Para participar da prova internacional em Paris que acontecerá em outubro, o atleta precisa passar pelos quatro desafios. A prova PBP é a mais antiga e tradicional do mundo. O percurso tem 1200km, num desafio de 96 horas.

A Pedal 2, organizadora do Audax Rio 2011, escolheu Rio das Ostras para realizar as quatro provas – 200km, no domingo; 300km, em março; 400km, em maio e 600km, em junho – pelas condições de percurso, clima e pela beleza natural que o ciclista poderá curtir durante o desafio. “Sem contar que a cidade abraçou o Audax Rio. Fizemos vários eventos preparatórios e contamos com a participação da comunidade e apoio da Prefeitura. Isso nos ajuda a incentivar a prática do ciclismo na cidade”, disse Tiago Gomes, organizador da prova.

O Audax Rio 2011 é uma realização da Pedal 2 com o apoio da Prefeitura de Rio das Ostras, Rio das Ostras Convention & Visitors Bureau, Tocolândia Eventos e Cedae.

Foto: Divulgação

Share Button

Você pode gostar...