III Caminhada Eco-Rural do circuito Rancho Ouro Preto

Share Button

Lourdes Acosta (Ascom/PMM)

Acontece, neste domingo (26), a III Caminhada Eco-Rural do circuito Rancho Ouro Preto, em Carapebus. O evento conta com o apoio da secretaria de Meio Ambiente de Macaé e do Anda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas), sediada em Silva Jardim.

O objetivo é levar pessoas dos municípios regionais (Macaé, Rio das Ostras, Conceição de Macabu, Campos, Quissamã e outros) a conhecerem as áreas rurais de Carapebus e mostrar que as mesmas podem se desenvolver de maneira sustentável, com responsabilidade e respeito às formas de vida, através da preservação ambiental.

Durante toda a manhã os participantes conhecerão as trilhas das propriedades rurais, a flora, algumas espécies da fauna e os produtos rurais de cada sítio e fazenda. “Como se trata de um circuito eco-rural, muitos dos trajetos estão degradados, o que não impossibilita a realização de trabalhos de educação ambiental”, disse a organizadora do evento, a mestra ambiental Lourdes Ravallet.

Turismo sustentável – Além da caminhada, o evento vai contar com um bazar beneficente, cuja renda será revertida em cursos para capacitação dos produtores rurais no beneficiamento de seus produtos e na melhoria dos serviços.

Segundo Ravallet o bazar visa criar mecanismos de agregação de valores aos produtos produzidos nos sítios e fazendas. “Precisamos mostrar que o turismo responsável é a melhor oportunidade socioeconômica para os produtores rurais e/ou moradores das áreas rurais. O turismo eco-rural precisa ser visto como a melhor oportunidade de estarmos realizando nossos negócios, porém respeitando nossa Mãe Natureza”, pontuou.

Infra-estrutura – A caminhada está prevista para começar às 8h30. Para quem se deslocar de Macaé, haverá um ônibus partindo em frente à Secretaria de Meio Ambiente (na Rua da Igualdade, ao lado da academia Âmbar), às 7h30. No final do circuito será oferecido almoço à base da comida mineira, tira-gosto, bebidas e sucos. A participação poderá ser confirma através dos telefones 9947-5582 e 9836-1860.

“Em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, que traz como tema principal as espécies, o planeta e o futuro temos que nos manter em alerta para proteger a incrível variedade de vida na Terra que está em perigo. Por isso, as caminhadas e os circuitos rurais são sempre benéficos do ponto de vista do conhecimento e da preservação ambiental”; acentuou o secretário de Meio Ambiente, Maxwell Vaz.

Share Button

Você pode gostar...