4ª edição do “Presente às Águas” na Praia do Forte

Share Button

Organizado pelo Instituto Cultural Afro Brasileiro Olufon Deyi (Icabo), a quarta edição do evento “Presente às Águas” vai celebrar as tradições, costumes e crenças fruto do sincretismo entre a fé católica e as religiões de matriz africana. Esse resultado, de uma originalidade incontestável, representa uma expressiva parcela cultural brasileira que não pode ser esquecida.

A data, 2 de fevereiro, foi escolhida pelo seu valor simbólico, já que os festejos de Nossa Senhora dos Navegantes e de Yemanjá são realizados no mesmo dia, confundidas ambas as entidades neste sincretismo único, produzido pela semelhança em seus atributos e preservadas pela forte presença da cultura africana no Brasil.

Na ocasião será celebrada uma missa ao ar livre em intenção de Nossa Senhora dos Navegantes e não faltarão também comidas típicas, artesanato, além de outras representações culturais como música, dança, teatro e capoeira.

O evento será realizado na Praia do Forte, ao lado do histórico Forte São Mateus e conta com o apoio cultural da Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

A programação do dia:

8h – Alvorada com queima de fogos

9h – Missa ao ar livre, em intenção de Nossa Senhora dos Navegantes

10h – Roda de capoeira

13h – Dança afro, maculelê, samba de roda, jongo, blocos afro e outros

16h – Louvação á umbanda

17h – Louvor á Yemanjá

18h – Entrega dos presentes em alto mar, com procissão marítima

Após 18h – Apresentação de vários grupos musicais (pagode, samba e outros), capoeira e samba de roda

O evento tem previsão de término para a meia-noite.

 

 

 

Share Button

Você pode gostar...