Projeto estimula a vocação profissional

Share Button

Abrir portas para o mundo do trabalho e estimular a vocação profissional. Esta é uma das finalidades do projeto Trabalhador do Futuro, que conta com a participação de 650 alunos do 9º ano de escolaridade da rede municipal de ensino. O projeto é uma idealização da secretaria de Trabalho e Renda de Macaé em parceria com a secretaria de Educação. Nesta sexta-feira (23), estudantes do Colégio Municipal Botafogo participaram de uma visita ao Shopping Plaza Macaé e conheceram algumas profissões ligadas aos setores financeiro, administrativo e de logística.

Projeto estimula a vocação profissionalO secretário de Trabalho e Renda, Alexandre Fernandes, afirma que o projeto marcou o mês de maio. “Percebemos que o projeto reforça momentos de reflexão sobre as vocações, principalmente para os alunos que estão concluindo o Ensino Fundamental e prestes a ingressar no Ensino Médio. A proposta é oferecer aos alunos uma melhor oportunidade de conhecer os cursos oferecidos no município e o amplo leque do mercado de trabalho”, ressaltou.

Já a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, pontuou que esta é mais uma parceria que deu certo. “Os alunos estão conhecendo as atividades profissionais por outros ângulos. Esta é mais uma maneira de contribuir para que eles tenham percepções quanto às profissões e saibam mais sobre os segmentos em que eles podem até mesmo atuar”, disse.

As alunas Nicoly Virgolim Barreto, 14 anos, Bruna dos Santos Moura, 15 anos estavam atentas à visita guiada, coordenada pela representante da secretaria de Trabalho e Renda, Juliana Nunes.

“Já conhecia o shopping, mas nunca prestei atenção ao funcionamento do setor e aos profissionais, que atuam no local. Antes, só prestava atenção nas lojas, mas hoje sei que existem diferentes setores que são estratégicos para o funcionamento das lojas e empresas”, contou Nicoly, que deseja fazer faculdade de Recursos Humanos (RH).

Para Bruna dos Santos, o projeto está sendo importante para saber mais a respeito das profissões. “Quero terminar o Ensino Médio e prestar vestibular para a faculdade de Odontologia. Sei que será um caminho difícil, mas vou estudar bastante para realizar meu sonho”, falou a aluna.

Trabalhador do Futuro

Durante o mês de maio, os alunos participaram de palestras específicas e visitas guiadas a empresas e setores, além de atividades de pesquisas e elaboração de projetos, que serão apresentadas na feira “Trabalhador do Futuro”, que vai acontecer na sexta-feira (30), a partir das 8h, na praça Veríssimo de Mello. No espaço, serão montados oito estandes em que os alunos vão apresentar trabalhos como fotos, vídeos, entrevistas, cartazes e Para a realização do projeto foram ministradas palestras dirigidas em locais como Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas,Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec) e empresas offshore da rede hoteleira do município. Além disso, o projeto também promoveu visitas locais em pontos como Hospital Público de Macaé (HPM), laboratório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Cidade Universitária.

Os alunos também visitaram empresas como Construtora MRV, Petrobras, Senai e Hotel Mercure.

Foto: Ana Chaffin

 

Share Button