Professores de Cabo Frio são convidados para Festival de Cinema e Curtas na Itália

Share Button

Depois de participarem do Curta Cabo Frio e da Mostra Geração – Vídeo Fórum 2010, do Festival do Rio, um dos maiores festivais de cinema do mundo, as produções “Perigo na Internet”, da Escola Municipal Leaquim Schuindt, e “Bully O Quê?!?”, da Escola Municipal Américo Vespúcio, irão para a cidade Ponte San Nicolò, na Itália. Os professores orientadores das produções, Kátia Mattos e Eduardo Pinto, foram convidados pelos próprios organizadores do Festival de Cinema e Curtas “Corti a Ponte” (Curta na Ponte), da cidade italiana, para estarem presentes ao evento, que acontece no período de 13 a 21 de maio.

O convite foi feito devido à aclamação dos curtas no Festival do Rio, no ano passado. Os professores deverão participar do evento com uma palestra, exibição de seus trabalhos e execução de um workshop para crianças italianas e russas, além de participarem como orientadores no concurso Curta em 48 horas, em que os alunos inscritos devem produzir um curta em dois dias.

Desde 2008, o Núcleo Tecnológico Municipal de Cabo Frio (NTM) vem capacitando seus multiplicadores tecnológicos na produção de vídeos para que os mesmos incentivem seu uso como ferramenta educativa. Algumas dessas produções foram inscritas em mostras como o Curta Cabo Frio e a Mostra Geração – Vídeo Fórum, dentre eles os selecionados para o festival italiano. O curta “Bully O Quê?!?” participou ainda de evento no Cine Estação Botafogo, onde os alunos, autores do curta, puderam explicar para uma plateia de mais de cem pessoas o processo de produção. A Rede Brasil se interessou pelo assunto e entrou em contato com a escola para que os alunos produtores participem do programa TV Piá. Os vídeos foram inseridos no acervo do Festival e constam nos DVDs da edição 2010.

As duas produções, inscritas no festival europeu, foram solicitadas ainda, aos respectivos professores, para serem publicadas no Portal do Professor, do Ministério da Educação. O material será publicado como estudo para aprendizagem de educadores e estudantes de todo o país. O endereço do portal do MEC é: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html.

Share Button

Você pode gostar...