Peça ‘Sete Ventos’ será apresentada em Quissamã

Share Button

Peça 'Sete Ventos' será apresentada em Quissamã No mês que é celebrado o dia nacional da consciência negra, Quissamã segue com programação dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. O Cine Quissamã, no Sobradinho, irá apresentar na próxima quinta-feira (28) às 18h a peça “Sete Ventos”, que também faz parte do 5º Circuito Estadual da Artes em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio.

Débora Almeida, atriz, autora e diretora da obra, mergulha fundo na tentativa de expor a alma da mulher negra em seu espetáculo “Sete Ventos”. O texto é baseado em relatos de mulheres negras e no mito de Iansã. A proposta é trazer à cena personagens femininas que se identifiquem com o cotidiano da mulher brasileira a partir da fala da mulher negra.

“Traçando um diálogo entre a ancestralidade e a contemporaneidade, pretendemos mostrar as influências das histórias vividas por nossos antepassados em nossas vidas e a força que adquirimos quando conhecemos essas histórias”, explica a autora.

Iansã, deusa negra dos ventos, é a base inspiradora do espetáculo e a síntese da mulher contemporânea, a mulher que, por ser guerreira, transita entre os espaços masculinos e femininos, buscando para si uma nova identidade. A peça propõe, de forma poética, um encontro entre homens e mulheres, independente do seu grupo social, cultural ou étnico.

A narrativa contada é de Bárbara e relembra junto ao público, tanto as suas, quanto as histórias das mulheres que a influenciaram. A atriz reveza-se entre as várias personagens apresentadas e cada uma representa uma qualidade de Iansã. Há, também, música e dança. A montagem foi contemplada com o Prêmio Myriam Muniz de Teatro/2009.

Foto: Marcelo Casagrande

Share Button

Você pode gostar...