Grupos de Choro vão homenagear Pixinguinha

Share Button

Amantes do chorinho têm motivos de sobra pra passar o dia num dos belos pontos turísticos de Rio das Ostras, a Praça da Baleia. O Encontro Serramar de Choro vai celebrar, no próximo domingo, 23, os 120 anos do mestre do gênero, Pixinguinha, reunindo grupos das regiões Serrana e Lagos. O evento, que tem o apoio da Prefeitura, é aberto ao público, com entrada franca, de 10h às 18h.

Em sua primeira edição, o evento busca proporcionar a população um momento de apreciação deste ritmo, no dia 23, data em que é celebrado o nascimento de Alfredo da Rocha Vianna Junior, o Pixinguinha, e que se tornou o Dia Nacional do Choro.

Para celebrar a data, o Encontro reunirá alguns dos grupos mais atuantes das regiões Serrana e Lagos, proporcionando à população apresentações musicais de qualidade e informações sobre os detalhes históricos marcantes do Choro.

Durante o evento, o público prestigiará quatro shows regionais e outro, de encerramento, com convidados que se destacam no cenário nacional deste gênero.

Mestre – Pixinguinha foi um mestre da flauta. Primeiro maestro-arranjador contratado por uma gravadora no Brasil, se destacou em orquestrar marchas de carnaval e choros. Sua grande inspiração foi misturar a então incipiente música dos primeiros chorões com ritmos africanos, estilos europeus e a música negra americana, fazendo surgir, então, um estilo genuinamente brasileiro.

Além de criar as bases melódicas do choro, mais tarde, em outra fase da vida, ao passar para o saxofone, criou as bases do contracanto do choro bastante estudado e adaptado para outros instrumentos como o violão de sete cordas.

A programação

10h – Rancho RO

11h30 – Clube do Choro de Búzios

13h – Bico da Coruja

14h30 – Moderna Boemia

16h – Antônio Rocha e Bruno Rian

Para quem vai:

Encontro Serramar de Choro

Local: Praça da Baleia – Costazul

Dia: 23 de abril, domingo

Hora: 10 às 18 horas

Entrada franca

Mais informações: Aloisio Barbosa (22) 998279801 / Marcia Costa (22) 999736537

Share Button

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *