Festival Benedicto Lacerda em Quissamã

Share Button
A cantora Nina Wirtti fará participação na apresentação em Quissamã

A cantora Nina Wirtti fará participação na apresentação em Quissamã

O Festival Cultural Benedicto Lacerda está circulando por quatro cidades da região norte fluminense promovendo shows, exposições, oficinas e palestras até o dia 16 de setembro. Em Quissamã, o Festival acontecerá na próxima quinta-feira (13), às 20h30, no Centro Cultural Sobradinho, com a apresentação do show do ‘Grupo Regional Noites Brasileiras’. A entrada é gratuita.

Na edição 2012 o Festival acontece nas cidades de Rio das Ostras, Macaé, Campos dos Goytacazes e Quissamã. De caráter anual, o festival homenageia o flautista, compositor e diretor musical, nascido em Macaé, Benedicto de Lacerda.

O projeto foi contemplado pelo Programa Petrobras Cultural na categoria Festivais de Música, sendo patrocinado ainda pelo Ministério da Cultura e realizado pela Usina de Fomento Cultural, com o apoio das prefeituras e empresas locais.

O objetivo do festival é resgatar a memória da região, contribuindo para a revitalização cultural e apresentando nomes do choro e do samba com representatividade nacional e internacional, abrindo ainda espaço para novos compositores, instrumentistas e revelações artísticas.

Em Quissamã, a apresentação do show terá a participação especial da cantora gaúcha, radicalizada no Rio de Janeiro, Nina Wirtti. O Grupo Regional Noites Brasileiras promete fazer uma apresentação composta por choros, sambas, maxixes, polcas, lundus e valsas.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Rossana Vieira, disse que é um prazer para o município ter sido escolhido para abrigar o projeto. “Ficamos muito felizes quando somos escolhidos para abrigar eventos culturais como este. Esperamos que a população participe, pois será uma verdadeira aula de cultura. Benedicto de Lacerda é um dos grandes nomes da música brasileira e o festival nos dá a possibilidade de conhecer trabalhos novos, agradando diferentes gostos musicais”, destacou.

Quem foi Benedicto Lacerda – Nascido em Macaé, em 14 de março de 1903, descobriu a música ouvindo os ensaios da ‘Sociedade Musical Nova Aurora’. Mudou-se ainda menino para o bairro do Estácio, no Rio de Janeiro.

Em 1929, criou o grupo ‘Gente do Morro’ e em 1934 fundou o ‘Conjunto Regional Benedicto Lacerda’. No início da década de 40, fez parceria com Pixinguinha. Juntos, deram nova cara a instrumentação musical brasileira e até hoje influenciam gerações.

O grande músico faleceu no domingo de carnaval, em fevereiro de 1958, enquanto seu maior sucesso era cantado pelo povo, a marcha “A Jardineira”, composta em 1939.

Foto: Divulgação

Share Button

Você pode gostar...