Confira a programação do Festival Viva Teatro

Share Button

Confira a programação do Festival Viva TeatroRola Teatro, Projeto Cultura das Artes, shows musicais, mostras de esquetes e de Ciência e Tecnologia, oficinas de dramaturgia e de pintura. Apresentando este misto de atrações e atividades, a Fundação Macaé de Cultura realizará de maio a junho o Festival Viva Teatro, abrindo para os macaenses uma extensa vitrine de arte e entretenimento que reunirá outra vez as mais variadas vertentes culturais, e acesso gratuito a toda programação. O Viva Teatro será aberto oficialmente neste sábado (17) com a peça “Ciúmes”, às 19h, seguida do show da cantora Alcione, às 21h, marcando a reabertura do Teatro Municipal de Macaé à população.

A Fundação Macaé de Cultura em parceira com a Federação de Teatro Associativo do Estado do Rio de Janeiro (FETAERJ), traz para o palco do Teatro Municipal o Festival ROLA TEATRO, a partir do dia 23 a 01 de junho. As apresentações gratuitas resultam da seleção das últimas edições do Prêmio Paschoalino, também realizado pela FETAERJ, instituição que tem tem em seu quadro de associados grupos de artes cênicas com representação em várias cidades do estado, num total de 72 grupos, distribuídos por 42 municípios. O Grupo EMART, da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes da Fundação Macaé de Cultura, representará o município de Macaé com o espetáculo “Roberto Zucco”.

A programação do Viva Cultura é longa e por isso será divulgada semanalmente, com datas e horários, e apresentará entre outras atrações os shows de Luiz Melodia, Adriana Calcanhoto e de João Bosco. O Projeto Cultura das Artes, promovido pela FAETEC também estará presente no festival, com os convidados Toni Garrido (02), Danilo e Estela Caymmi (03), e o ator Milton Gonçalves (04). Eles vão apresentar o quadro de debates “Atividades de pensamento”, com a mediação do professor Julio Diniz, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), que fala sobre artes, leitura e humanidades, com uma palhinha de música.

Para quem vai::

23 DE MAIO – 20h

Espetáculo: Roberto Zucco – Grupo EMART

Texto: Bernard-Marie Koltès

Direção: Marcelo Atahualpa.

Elenco: Atores da Cia de Teatro da EMART (Escola Municipal de Artes Maria José Guedes), Macaé.

Duração: 60 min.

Classificação: 14 anos

SINOPSE: Roberto Zucco é uma obra de ficção baseada em acontecimentos reais da vida do serial killer Roberto Succo. Roberto Succo (1962-1988), foi um Italiano que ainda adolescente matou os pais, por terem se negado a emprestar-lhe o carro, cometeu também mais assassinatos nos países da Europa onde tentou se esconder.

24 DE MAIO – 17h

Espetáculo: Por Gentileza – Grupo Mimos Brasil

Texto: Leila Carvalho e Josué Soares

Direção: Josué Teixeira Soares

Elenco: Flávio Lazaro, Josué Soares, Rogério Brum e Felipe Carretiero

Duração: 60 min

Classificação: Livre

SINOPSE: Uma trupe de mambembes divide-se em múltiplos personagens representando os pensamentos de PAZ, SOLIDARIEDADE e AMOR, do Profeta Gentileza.

24 DE MAIO – 20h

Espetáculo: Vestido de Noiva – Grutta Teatral

Texto: Nelson Rodrigues

Direção: Julio Cesar Ferreira

Elenco: Linn Falcão, Marina Carvalho e Raphael, Alan Castilho, Marcus Muller, Renata Egger e Sandro Barros

Classificação: 14 anos

SINOPSE: A peça de Nelson Rodrigues mostra ações simultâneas em três planos – da realidade, da alucinação e da memória e deu início ao processo de modernização do teatro brasileiro.

25 DE MAIO – 20h

Espetáculo: Juiz de paz – Grupo Fios

Texto: Adaptação de Renato Neves

Direção: Renato Neves

Elenco: Almir Rodrigues, Claudina Oliveira, Israel de Castillo, Fernanda Sabot, Lucimar Machado, Márcio Guedes, Renato Vieira, Thiago Zandonai

Duração: 60 min.

Classificação: 12 anos

SINOPSE: Aninha quer casar com José, mesmo sem a autorização de seus pais, Manuel João e Maria Rosa. Quando o pai de Aninha, recebe do Juiz de Paz da localidade a incumbência de levar um novo preso à cidade, descobriu que o preso era José. E agora?

26 DE MAIO – 20h

Espetáculo: O Vaqueiro que não sabia mentir – Cutucurim

Texto: João Novaes, Máriodos Anjos e Márcia Brasil

Direção: Michelle Cabral

Elenco: Evelyn Ramos, Flaviana Ayres, João Novaes, Marília Nunes, Mário dos Anjos, Monique Eucário, PriscilaLeonardi

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

SINOPSE: O ganancioso Fazendeiro Sebastião aposta com o Fazendeiro Euzébio um saco de dinheiro que irá fazer o seu fiel Vaqueiro Chico, que nunca mente, contar uma mentira das brabas pra ele.

27 DE MAIO – 20h

Espetáculo: O Piolho, a caolha, a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar – Cutucurim

Texto: Ribamar Ribeiro

Direção: Ribamar Ribeiro

Elenco: Evelyn Ramos, Flaviana Ayres, João Vitor Novaes, Márcia Brasil, Mário dos Anjos, Maykon Renan e Monique Eucário

Duração: 70 min.

Classificação: Livre

SINOPSE: Baseado em contos populares a partir da pesquisa na obra de Câmara Cascudo. Pequenas histórias que destacam a identidade brasileira em sua própria essência através de seus contos!

28 DE MAIO – 20h

Espetáculo: O Quarto de Bianca – InterferênCIA

Texto: Rafael Cal

Direção: Rafael Cal

Elenco: Renata Egger

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

SINOPSE: Bianca é a filha mais velha que volta a casa onde cresceu. Observando o cenário de sua infância, Bianca reconta e remonta suas histórias, lembra de passagens da infância, de detalhes da condição humana, o juízo baseado nas aparências, as crenças duvidosas de parte da sociedade e os desejos reprimidos.

01 DE JUNHO – 17H

Espetáculo: Cidade do Sorriso – GUAPOZ

Texto e direção: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho

Elenco: Fernando Dias e Sarah Christina Carvalho

Duração: 60 min.

Classificação: Livre

SINOPSE: O espetáculo conta a historia de Doril um palhaço que ao acordar percebe que seu nariz desapareceu e junto com ele o seu sorriso, desesperado parte com sua parceira Flora a procura de um famoso lugar chamado Cidade do Sorriso.

 

Share Button

Você pode gostar...