Começa na a Festa Nordestina em Cabo Frio

Share Button

A partir desta sexta-feira, dia 13, a Prefeitura de Cabo Frio realiza a Festa Nordestina, que acontece no Espaço de Eventos, em frente à Subprefeitura do Jardim Esperança.

Neste ano, o evento terá como atração principal a cantora Elba Ramalho, que se apresenta no sábado, dia 14, às 23h. No dia 13, sobe ao palco a banda Suco de Pimenta, no mesmo horário e, no dia 15, várias bandas locais animam a festa, a partir do meio-dia. Nos dias 13 e 14, a Festa Nordestina começa às 19h.

A festa conta com diversas opções de comidas típicas, vendidas em barraquinhas administradas por moradores do bairro, artesanato, e shows com grandes nomes da Música brasileira e bandas locais. Nos quatro dias de evento, haverá também a apresentação de repentistas e grupos de dança, que fizeram sucesso nas edições anteriores.

Evento valoriza a cultura nordestina – Em setembro de 2006 foi realizada, no bairro Jardim Esperança, a primeira Festa Nordestina de Cabo Frio, no espaço de eventos, em frente à subprefeitura do bairro, e, até hoje, leva a marca de melhor evento regional na modalidade, mantendo o objetivo de preservar esse espaço tradicional da cultura nordestina na cidade.

Um pedaço do Nordeste em Cabo Frio. Assim pode ser definido o bairro do Jardim Esperança com essa festa do resgate de suas tradições nordestinas, cuja programação inclui 30 barracas fixas que oferecem as várias modalidades desta cultura: culinária típica, artesanato, trios e bandas de forró, dança e poetas populares, repente e literatura de cordel.

Visitar a Festa Nordestina é um programa que atrai cerca de 30 mil visitantes por dia, durante os três dias de festa, entre moradores e turistas de toda a região.

A Festa começou há quatro anos, quando o prefeito da cidade de Cabo Frio, Marquinho Mendes, sensibilizado, resolveu homenagear os nordestinos do bairro Jardim Esperança, após apreciar um projeto elaborado pela Comissão de Eventos que fez várias visitas à Feira de São Cristóvão, centro de tradições nordestinas Luiz Gonzaga, no Rio de Janeiro.

A comissão aproveitou para pesquisar a cultura, culinária e os costumes do povo nordestino e para enriquecer na integra este evento. A Festa Nordestina é considerada um dos melhores eventos anual de Cabo Frio.

Em 1971, chegava em Cabo Frio, uma família de nordestinos, que por causa das dificuldades, veio tentar a sorte aqui na cidade. Logo se radicaram em um lugar denominado Campo dos Cavalos. Esse nordestino de nome Antônio acolhia os conterrâneos e os abrigava oferecendo água de uma grande cisterna construída por ele. Em uma venda, oferecia produtos nordestinos que eram vendidos fiado para serem pagos quando pudessem. Com o crescimento dos nordestinos na cidade, foi fundado assim, o bairro Jardim Esperança, que é o grande reduto de nordestinos e o maior bairro da cidade de Cabo Frio.

Share Button

Você pode gostar...