Começa em Rio das Ostras a Pré-Matrícula Escolar on-line

Share Button

Começa em Rio das Ostras a Pré-Matrícula Escolar on-linePela primeira vez, Rio das Ostras realizou a transferência interna de alunos que precisavam mudar de escola por um sistema informatizado. Para a Secretaria de Educação, o sucesso do processo foi uma prévia de como será a pré-matrícula on-line, que acontece de 15 a 24 de janeiro. O cadastro dos novos estudantes pode ser feito a partir de qualquer computador, tablet ou smartphone conectado à internet, por meio do site da Prefeitura. A expectativa do Município é que seis mil novos alunos ingressem na rede municipal em 2014.

Segundo a secretária de Educação, Andrea Machado, a Prefeitura também informatizou o processo de transferência interna dos alunos já matriculados na rede, que terminou nesta sexta, 10 de janeiro. Antes, o procedimento era feito manualmente e todos os requerimentos tinham que ser feitos na sede da Secretaria.

Este ano, quase um mil e 200 alunos foram remanejados atendendo a mais de 90% das solicitações. A transferência foi realizada via internet, a partir de polos de atendimento com computadores instalados nas escolas, o que evitou filas, reduziu o tempo de resposta e garantiu a organização do processo.

Pré-Matrícula

Agora, os estudantes que vão ingressar na rede também serão beneficiados pela comodidade da pré-matrícula on-line. Pelo novo sistema é possível verificar as vagas disponíveis em cada unidade da rede de forma ágil e segura. O cadastro via internet reserva a vaga do estudante na escola escolhida durante três dias úteis, prazo para o responsável concluir a matrícula pessoalmente na escola.

No ato da pré-matrícula on-line, o sistema fornece um número de protocolo, que pode ser impresso ou enviado por e-mail. Esse número vai permitir aos responsáveis pelo aluno acessar o cadastro no Sistema Integrado de Matrícula Escolar do município. O acesso também é permitido a partir do nome da criança, nome do pai e data de nascimento do aluno. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone 0800 022 0635, de 8h às 17h. O início das aulas do ano letivo de 2014 está previsto para 10 de fevereiro.

Polos de atendimento

Para garantir o acesso ao cadastro on-line para aqueles que têm qualquer dificuldade de uso da internet, a Secretaria de Educação montou polos de atendimento nas escolas municipais Maria Teixeira de Paula, no Jardim Campomar, Padre José Dílson Dórea, no Âncora, Professora América Abdalla, em Nova Esperança, Marinete Coelho de Souza, em Cantagalo, Henrique Sarzedas, em Rocha Leão, e no Instituto Municipal de Educação de Rio das Ostras (Imero), em Nova Cidade.

Share Button

Você pode gostar...