Definida a programação do Carnaval 2012 em Barra de São João

Share Button

Centenas de pessoas participaram da Audiência Pública, na última segunda-feira (12), no Ginásio Poliesportivo, para definir a programação do Carnaval 2012, em Barra de São João. Três opções foram propostas para que a população decidisse.

Com 171 votos, a população escolheu manter a matinê na Praça As Primaveras, trio elétrico à tarde, blocos e escolas de samba à noite, além de um show noturno no palco principal, no Praião.O prefeito Antonio Marcos e alguns vereadores compareceram ao evento.

A segunda opção de escolha obteve 98 votos e contava com as seguintes opções: matinê na Praça as Primaveras, blocos à tarde (Praião), escolas de samba à noite (Praião) e três palcos com ritmos variados à noite (Praião). Já a opção número 3, conquistou 75 votos, e contemplava apenas matinê, blocos à tarde (Praiäo), e escolas de samba à noite (Praião). Seis votos nulos foram computados.

Antes da votação, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil Luiz Fernando Shinkado fez uma apresentação sobre ‘segurança pública’. O intuito foi compartilhar com os moradores as dificuldades encontradas durante o Carnaval 2011, e propor melhorias para a programação de 2012. Entre as dificuldades expostas estava a programação intensa de 24 horas, equipe desgastada física e emocionalmente, depredação do patrimônio público e carros de som.

As principais ações que serão adotadas no próximo ano pela Prefeitura prevê o reforço na iluminação das principais ruas próximas ao Praião e Prainha; instalação de torres de observação ao longo da Avenida Marcilio Dias (Praião); ronda da Guarda Municipal durante o evento em todas as ‘regiões’ de Barra de São João, principalmente à noite; monitoramento durante o evento (em estudo); tenda da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil para cadastramento de crianças e a instalação de uma tenda para a Polícia Civil e Militar.

“Acredito que o cadastramento de crianças facilitará a localização das que se perderem dos pais. A instalação de tendas da Polícia Civil e Militar para facilitar o registro de ocorrências são alguns avanços que estamos implantando para o próximo Carnaval. Tudo que foi explanado nesta Audiência Pública vamos colocar em prática. Já temos toda a logística de monitoramento de Guardas Municipais e Fiscais para atuarem nas ruas de acesso ao Praião. Queremos garantir segurança a todos os munícipes e turistas que frequentam o nosso Carnaval”; disse Luiz Fernando Shinkado.

Durante a apresentação foi mostrada uma foto feita do alto de um trio-elétrico durante o Carnaval deste ano em Barra de São João. De acordo com o Corpo de Bombeiros, calcula-se quatro pessoas por metro quadrado. Numa área de 800 metros de distância do Praião, são 11.200 metros quadrados que comportam 44.800 pessoas na orla. Acima disso, com seis pessoas por metro quadrado, estima-se um público em torno de 68 mil pessoas atrás do trio-elétrico.

O prefeito Antônio Marcos deixou o local satisfeito com a manifestação popular. “Esta Audiência Pública foi muito importante. Isto é democracia. As pessoas que compareceram e se manifestaram não estão acostumadas com esta decisão popular. O Carnaval foi escolhido pelo povo e será montado uma estrutura com qualidade e conforto. Queremos garantir segurança e saúde a todos. Este é considerado o melhor carnaval da região. Contaremos com o apoio da Polícia Militar e Civil neste evento para oferecer o melhor a todos os cidadãos”, concluiu.

Share Button

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. arthur disse:

    muito boa a programação p/o réveillon 2012 . a fama de bom carnaval de barra de são joão já ultrapassou as barreiras do estado , a estrutura p/ 2012 em principio pareceu-me muito boa . para um verão legal falta apenas a prefeitura acabar com a cachorrada solta nas ruas revirando lixo e fazendo suas necessidades em qualquer lugar , deixando a cidade suja .